02 junho 2013

A Caldeirada


Mais um job que eu peguei na facul... 59mil, na verdade. :)
A Caldeirada 2013.1 foi uma calourada de peso dos cursos de Administração, Educação Física e Nutrição da UFRN aberta ao público que aconteceu no último dia 24. O evento contou com bandas locais, famosas entre o público de classe popular-média, e outras atrações.
A 59mil, a agência júnior de publicidade lá da UFRN, acessorou esse evento e meu trabalho como diretor de arte foi desenvolver uma identidade visual para o evento e em seguida, depois de aprovada pelo cliente, criar peças para divulgação na web (facebook e instagram) e um cartaz pra divulgação nos meios acadêmicos, entre outras peças. Sendo bem breve, foi basicamente isso.
Segue aqui uma explanação da identidade visual e do processo criativo.


Ao tentar me situar no conceito e nas informações propostas pelo briefing, descobri que "Caldeirada" é um prato típico e não só um neologismo entre caldeirão e calourada. Mas isso não foi de nenhum prejuízo até porque tem a ver com Nutrição. rs Não saí do óbvio e só consegui pensar e rabiscar algo envolvendo um caldeirão mesmo. Uma coroazinha e uma fonte serifada e condensada vieram pra dar o toque de "classe" pois o público destinado era de classe média. Fiz esses rabiscos na sala de aula, hehe. Ao chegar em casa, refinei as ideias:


Não alterei quase nada da ideia inicial, até porque o tempo foi bem curto, mas a ideia quanto ao logo foi esta, tal como eu escrevi quando enviei a proposta da identidade visual:
Procurei salientar os três cursos promotores da calourada em certos pontos no mix do logo: A coroa com três pontas e o caldeirão lembrando ligeiramente um 3, além de ícones que representam Ed. Física, Nutrição e Adm, respectivamente. Ainda procurei estabelecer essa relação na tipografia do logotipo: Leve - nutrição; Com serifas - Administração (a serifa passa seriedade, compromisso etc) e; Inclinada - o movimento, da Ed. Física.
Usei um esquema de cores simples; um degradê de laranja para um lilás, dando a ideia de praia, pôr-do-sol (apesar de não saber do horário, mas mesmo assim, acho que fica um clima bom).

O slogan “A praia devassa vai ferver!” foi desenvolvido junto com o Túlio (aliás, mais créditos para ele do que pra mim) em uma conversa rápida. Esperamos ter acertado a dose e o ritmo. :)
Túlio é um colega de sala e minha dupla criativa na 59mil, como redator. O slogan da Praia devassa, que era o nome do local em que ia acontecer a Caldeirada, foi o desenvolvido originalmente; mudou pra Arena do Imirá obviamente porque o local acabou mudando, depois que tudo havia sido divulgado. Um transtorno chato mas que deu pra contornar. A versão com o fundo fotográfico, que deixa tudo menos sóbrio foi a que mais agradou e foi mais explorada nas peças. Seguem algumas:


Em resumo, é isso. Tiveram outras peças como camiseta para a produção, o cartaz impresso e os ingressos. Não tenho nenhum deles pra tirar foto e por aqui. É, na verdade eu nem fui pra a Caldeirada; não era um rolê muito "pra mim", sabe... rs. Mas foi bacana ver o pessoal todo falando, a expectativa etc. e bacana mesmo o pessoal mais detalhista ter gostado da parte visual. Por isso mesmo agradeço aos meus parceiros diretores de arte que deram apoio e me ajudaram com as composições.

Bom... ok. Alguma opinião? Algo a dizer? Comente! :)

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.