11 abril 2013

Decom - proposta de redesign


Este foi o meu primeiro job na faculdade. Não um job acadêmico, mas uma primeira experiência na agência júnior de publicidade da universidade, a 59mil. A proposta foi pensar uma nova identidade visual para o Departamento de Comunicação Social da UFRN, o Decom, visto que a atual é bastante zoada, (permitindo a ambiguidade) veja: link.
A ideia a ser seguida, como foi dito no briefing, foi:
O logotipo deve ser sério e institucional e, ao mesmo tempo, representar a diversidade dos cursos [Jornalismo, Radialismo e Publicidade] e a dinâmica presente nas habilitações, de forma que a marca apresente pregnância perante o publico alvo (docentes e discentes).
Em cima disso rabisquei bastante, ouvi algumas opiniões e criei, inicialmente o que seria a versão principal do logo.


E eis as justificativas, tal como eu escrevi quando enviei o job:
O mote da ideia foi o balão de fala; é uma das representações mais simples e objetivas para associarmos a comunicação, além de ser democrática e de não “puxar a sardinha” pra nenhuma das habilitações do curso de Comunicação Social. Ainda a respeito disso, os três balões juntos representam justamente as três habilitações, simbolizando também como elas estão juntas na prática. O “COM” dentro do balão enfatiza exatamente a palavra comunicação.
O logo adere a tons simpáticos de azul esverdeado, fugindo da sobriedade e conformidade dos tons mais puros de azul. Aliados a uma tipografia leve e às formas simples, compõem um charme moderno, mas temperado pelo tom vibrante do último balão, dando um toque de dinamicidade e versatilidade ao logo, mais uma vez retratando características do curso de Comunicação Social.
Seguem as versões monocromática branca e em tons de cinza e, depois, o que seria a versão reduzida do logo, para usar quando fosse conveniente.


Então, na verdade, eu peguei esse job no comecinho do mês passado; só estou postando agora porque estava esperando o feedback e a conclusão dessa minha "primeira fase" na agência.
Quanto ao logo, creio que ele não será aderido. O coordenador do Decom não escolheu nenhuma das propostas (foram feitas outras além da minha) e pelo jeito, parece que ele prefere o atual mesmo (clientes! --'). O importante é que a direção de arte da 59mil gostou bastante da minha proposta e, por enquanto, está apostando em mim. :)

Foi um bom desafio, fiz algo diferente do de costume, que é sempre algo despretencioso, e acho que me saí bem.
O que acharam?

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.