11 abril 2013

Camiseta: Publicidade 2013.1


~Senta que lá vem história~
Bom, como deve ser de tradição em toda universidade, cada curso tem sua camiseta. Vou contar agora o episódio, ou melhor, a novela da camiseta da minha turma, Publicidade e Propaganda 2013.1 - UFRN.
Com uma semana do início das aulas, lá em fevereiro, a turma já começou a discutir sobre como seria a tal camiseta. Era sugestão por cima de sugestão no grupo da turma no facebook, todo mundo empolgado, várias ideias... O legal numa turma de publicidade (que nesse caso, foi um problema) é que a maioria tem boas ideias e/ou sempre tem um palpite pra dar.
O maior problema era a questão de que tinha de ser uma estampa que desse pra todo mundo vestir e que fosse original; as sugestões ou eram muito masculinas ou muito femininas ou ainda, muito toscas e realmente inviáveis de se fazer (na maioria usavam o galo, que é o símbolo/mascote da publicidade e imagens catadas da web em baixíssima qualidade). Tentando solucionar isso, fiz essa sugestão inicialmente, numa pegada de tipografia que tá em alta... Tanto que eu acabei praticamente kibando a de uma turma veterana sem saber. xD
A chuva de sugestões continuava e aos poucos ia convergindo para o gosto/aceitação da maioria. Foi aí que tive esta ideia e a pus no páreo:


Procurei fazer algo simples e original e usei um degradê com cores que deixaram a arte bem unissex, democrática. O pessoal foi gostando e, como sempre, dando opiniões e palpites. Apesar dos burburinhos, em duas semanas, era a sugestão das mais recentes com mais likes e comentários prós. Houve uma votação em sala pra escolher o modelo definitivo a ser feito e tcharam!, o da lâmpada ganhou!
É claro, não termina aí. Muita gente não estava satisfeita com a cor branca da camiseta e sugeriu que fossem propostas outra(s) cor(es). Daí, mais uma seção de sujestões e de impaciência no grupo do facebook. Mais uma votação em sala e ficou decidido: o modelo branco continuaria e seria acompanhado de um modelo vermelho com a arte branca, que segue aí abaixo, como se fosse o inverso da outra; ficando assim, duas opções ~ quem quiser, compra as duas, ou só a branca ou só a vermelha ~ a ideia do mix foi bem aceita.


Então finalmente, no final do mês passado, decidimos de uma vez por todas o modelo e entramos na fase de levantar a verba, encaminhar a arte pra a camiseteria, definir os tamanhos... E agora é "só" esperar quase um mês para vestirmos nossa camiseta linda. :)
Estou empolgado, não é sempre que um trabalho meu sai dos pixels e vai pra uma mídia "física". Espero que isso aconteça com mais frequência... E quando as camisetas chegarem, se pá eu atualizo o post colocando umas fotos. ;D
--
Obs.: Fiquei sabendo hoje que não vai ter condições de ser feito o degradê na camisa branca, pois ficaria mais caro etc. Então, a arte nela também vai ser em cor chapada; vermelho. De qualquer maneira, vou deixar a versão original na postagem, pois ela foi a ideia original (e premiada rs).

Obs. 2: Em momento algum, quis falar mal ou fazer pouco dos meus colegas; muito pelo contrário, me sinto bastante à vontade estando rodeado de pessoas que prezam por uma boa estética, dando sempre sugestões válidas e pertinentes. Aliás, a minha turma tem sido um fator determinante pra eu estar gostando tanto do curso. :)
--
See ya!

--

UPDATE - JUNHO 2015

Apenas mais uma observação. Eu não utilizo nenhuma política [explícita] de proteção da minha propriedade intelectual neste blog. No entanto, prezo por uma web ética e mais ainda pela valorização do artista. Sei que não tenho como controlar os que quiserem copiar minha arte e por isso enxergo como uma luta que não vale a pena ser travada aqui. Aos que copiaram/copiarão deslavadamente a arte, principalmente os que o fazem com fins lucrativos: sim, eu me incomodo, mas me incomodo muito menos que lamento pela vossa mediocridade. Aos que tiveram a honestidade de virem falar comigo, solicitando minha permissão para criarem algo a partir da minha ideia, total apoio. Arte é isso. Arte está aí pra isso, para todos, pra ser colaborativa.

14 comentários

Anônimo disse...

Como faço pra comprar os dois modelos?
Há essa possibilidade?
Como entro em contato?

Funcionalismo Federal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Rapaz, se tu fizer umas dessas pra vender eu compro. Muito boa!!

Anônimo disse...

Amigo coloca a venda, muito bom.

Anônimo disse...

Guri, muito boa.. PARABÉNS pelo Desenho!!! Tu é de qual faculdade?

Tyruan Produções disse...

Muito bom!! Show de bola....

Maykon Gustavo disse...

Alguém sabe o nome desta fonte ?

Leo Alves disse...

A fonte se chama VAL, Maykon. :)

Obrigado a todos pelos elogios!

Lurian Santos disse...

Olá amigo publicitário, gostaria de saber se você vê algum problema em usarmos a ideia da sua camiseta para a nossa turma, somos alunos de comunicação da cidade de Passos, FESP|UEMG.

Leo Alves disse...

Problema nenhum, Lurian! Fiquem à vontade. E, inclusive, eu gostaria muito de ver o resultado. :)

Anônimo disse...

Nossa ficou foda! ( desculpe a palavra :x) parabéns por essa arte! :D

Gostaria de saber se poderia usar a estampa para a blusa da turma da facul de 2014.2 da FA7 CE :D, aguardo a resposta! ^-^

Saah Hertzog disse...

Olá querido.
Vou fazer um brinde para a minha formatura, ti importas se usar essa arte e modificar um pouquinho ?
Se quiseres depois te mando um.
Att.

Leo Alves disse...

Pessoal, a arte é livre pra ser tomada como referência/inspiração para outros trabalhos. Só não vale plágio em benefício próprio. Aí vai da consciência de cada um. :)

Gabriela Arruda disse...

Olá Boa tarde!
Trabalho com copos de formatura, e uma formanda me pediu se consigo fazer essa arte para o copo, gostaria de saber se você vende a arte. Obrigada

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.