20 fevereiro 2013

Abusive Showdown - estudo e explanação de logo


Abusive Showdown é o nome que dei para o meu tumblr pessoal, o qual uso com o fim de reunir inspiração. Ele e o meu portfolio, na verdade, compartilham do mesmo conceito visual.
Eu já havia desenvolvido esse conceito há um tempo, mas não trabalhei a fundo; simplesmente criei e pus na rede. Então resolvi fazer essa explanação da logo do Abusive Showdown tanto pra praticar um pouco o design gráfico quanto pra deixar mais claro a intencionalidade dela. Lá vamos nós!


Começando com a figura; foi o que eu criei primeiro, inicialmente para o portfolio. Um hexágono composto por outros hexágonos menores de diferentes cores. A mensagem contida nele é um tanto fácil de sacar: diversidade; o multi compondo o uni... Que é algo que sintetiza toda essa coisa da arte, da inspiração e da formação do conhecimento e assim, do avanço.
Além disso, os variados tons de cores fazem nossa mente brincar com a figura enquanto olhamos pra ela, nos fazendo enxergar mais do que uma forma estática bidimensional e nos levando a ver formas espaciais que quase se mexem, agrupando-se, empilhando-se, desaparecendo e reaparecendo. Isso simboliza a dinâmica que é o mundo da arte e como a interpretação da arte é relativa, isso é, varia dependendo do ponto de vista. Essa(s) forma é a base para o resto do conceito.


O logo tipográfico é bastante simples mas também carrega significado. O a sobrepondo o s é justamente uma enfatização do "Abusive". É um a egoísta e espaçoso assim como sugere o nome de referência. Já que toquei no assunto, por quê "Abusive Showdown"? O nome é, na verdade, uma certa crítica ao fato de haver cada vez mais exposição das pessoas na web, o que em certos casos acaba sendo excessivo e imprudente, ocasionando um "crime" que eu chamaria de abuso de exposição. Parece sério, mas é quase um sarcasmo, pois a tendência é esta: exposição pessoal em massa, em verdadeiros confrontos por atenção, até atingir o insuportável.

Continuando, a face de texto escolhida foi a Helvetica (♥). Experimentei com várias outras, mas a Helvetica possui um ar jovem e sério ao mesmo tempo e uma flexibilidade impecável e única... Simplesmente casou com a ideia. Mesmo com a sobreposição do a sobre o s, o logo ficou harmônico devido a intercomunicação entre as letras.


Assim é como o logo aparece na página do tumblr. Uma fusão entre os elementos anteriores, conferindo uma identidade rica, forte e graciosa. As curvas suaves da Helvetica se colocam sobre os as formas exatas do polígono inquieto, causando um contraste agradável ao mesmo tempo em que os ângulos pontiagudos dão uma leve agressividade à composição, corroborando o "Abusive".
Aqui, todas as finalidades apresentadas se somam, originando um novo produto. Há também a versão reduzida e monocromática da logo:


E aqui, o overview final:


Ufa..! Espero que tenham gostado! Acho que essa é a minha atual masterpiece. .-. Estou aberto a comentários, críticas, dicas... Ok?
E bom, pra uma inspiração sutil, acessem - e sigam - o abusive showdown. ;)

Até! o/

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.