30 janeiro 2012

Arte com escamas de peixe

O designer inglês Erik de Laurens teve a ideia de criar óculos, acessórios de natação, copos e outros objetos úteis e de decoração a partir de escamas de peixe, que são normalmente desaproveitadas pela indústria pesqueira.
Ele teve teve essa ideia após uma pescaria; enquanto preparava os peixes para o almoço, ficaram as escamas para serem colocadas no lixo. Laurens pensou: "porque não aproveitá-las também?". Ele desenvolveu, então, uma técnica que consiste em submeter as escamas a uma secagem, calor e pressão e juntou corantes naturais. As escamas ficam com um aspecto similar ao do plástico, mas são totalmente biodegradáveis. São também resistentes e podem ser moldadas de diversas formas.
As peças são bonitas, não agridem o meio ambiente, além de serem uma alternativa ao plástico. Creio que se houver investimento nessa ideia, industrializando o processo, o que baixaria os custos, valeria muito a pena. :)

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.