30 junho 2011

Cores: #1 - O que é cor?

http://3.bp.blogspot.com/-EFQVk6v3qnY/Tgj2Gx7SvRI/AAAAAAAAC-o/dzC6c2BVqjk/s1600/summer.png
Essa semana eu comecei a escrever uma postagem com a ideia de um resumão sobre pontos importantes do conhecimento das cores e dicas de como usá-las na arte. Mas o post acabou ficando muito, muito extenso quando eu não tinha chegado nem à metade dos assuntos que queria falar.
Então resolvi fazer algo como uma série, onde em cada postagem vou falar de um assunto relevante de forma resumida e útil. :)
http://1.bp.blogspot.com/-UR3ERFgc7_g/Tgz6m--baCI/AAAAAAAAC_I/uLnHHwxfd20/s1600/colorful.jpg
As cores são, sem dúvida, um dos elementos mais importantes em qualquer concepção de arte visual. E é fato: as cores causam sensações às pessoas e têm fortes significados culturais, como luto, paz, prosperidade, etc. E tendo o domínio do uso e combinação das cores, o artista consegue exprimir com mais exatidão a sua ideia, pode brincar com a percepção e as emoções das pessoas.

O que vamos ver no post de hoje é provavelmente a parte mais chata e mais fundamental: entender o que é exatamente cor.
Cor é a interpretação do cérebro da reemissão da luz captada pelos olhos, vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eltromagnético que é visível (380 a 700 nanômetros).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/Spectrum441pxWithnm.png
Deixando a teoria de lado, podemos separar visualmente, de forma grosseira, sete cores no espectro: violeta, passando pelos tons de azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Nos extremos so espectro estão os raios ultravioleta e infravermelho, por exemplo. Esses podem tornar-se visíveis conforme a sua intensidade aumenta, sabendo-se que são extremamente nocivos... mas vamos voltar a falar de cores.

Se cor é luz, então a luz branca nada mais é que a sobreposição de todas as cores num feixe. Logo, o que chamamos de "preto" nada mais é do que a ausência de cores, isso é, de luz. Todas as cores são decompostas do branco, pois todas elas formam o branco. O arco-íris que vemos é o próprio espectro sendo decomposto da luz branca do sol por meio das gotas.
A cor de um material é determinada pelas ondas que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

Concluindo...
Não há cor sem luz;
Tudo o que enxergamos é luz, logo, cor;
Cor não é uma propriedade dos corpos;
Chega de aula de física.

http://3.bp.blogspot.com/-EFQVk6v3qnY/Tgj2Gx7SvRI/AAAAAAAAC-o/dzC6c2BVqjk/s1600/summer.png

Isso é o básico, apesar de ser bastante complexo. Bem mais complexo do que vamos ver mais à frente:
Você sabe como as telas e leds reproduzem as cores? Não perca o próximo post, que tenho certeza que ele vai esclarecer muita coisa que foi dita aqui, além de explicar melhor como as cores são trabalhadas digitalmente.
O próximo capítulo emocionante da novela Cores será: "Sistemas de formação de cores".

Aguardem. ;)

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.