11 abril 2011

Vamos falar de favicons

Então, eu mudei o favicon do Artbox hoje. :)
E pra você que não sabia e acabou de descobrir: sim, favicon é essa imagenzinha que fica ao lado da barra de endereços e/ou no canto da aba do navegador quando acessamos um site.
Sua principal função está relacionada à usabilidade: elementos visuais são sempre mais fáceis de serem lembrados e categorizados pelo cérebro, e isso destaca um site no meio de outros, facilitando a navegação do usuário. Por isso, o favicon é geralmente o logo ou a simplificação do logo do site/empresa.
Sacou o favicon do RedTube ali do lado do Google? Hmm, marmanjo.
Confira esta lista da Smashing Magazine com 50 favicons inspiradores.
A galera que usa Blogger sempre se interessa em ter o blog personalizado e tal. Mudar o favicon, isso é, trocar aquele "B" laranja do Blogger, por um único, que identifique o seu blog realmente é maneiro.
E é bem fácil fazer um favicon e colocá-lo em seu site/blog, você não precisa ser nenhum master em pixel art, muito menos em design gráfico, nem um fodão em webdesign. Pra provar isso, eu tenho um favicon no meu blog. rs
Você só tem que ser criativo e não fazer nada muito detalhado. Como expliquei antes, o favicon é a marca simplificada visualmente.
Veja este tutorial do Marcos Lemos de como trocar o favicon no Blogger e no Wordpress.
Aliás, o site é ótimo pra quem está querendo personalizar o blog; eu fiz várias mudanças aqui no Artbox me guiando pelos tutoriais de lá. ^^

Então... retomando o que eu disse no começo do post, eu mudei o favicon do Artbox hoje. Fiz algo bastante básico, mas acho que não comprometeu a identitade do blog, nem ficou devendo pro antigo. Até porque achei que aquele "a" vazado numa bolinha tava meio fora do contexto, já que o blog mudou um pouco de uns tempos pra cá e ele não.

Enfim, espero que tenha sido útil! ;)

Sem comentários ainda

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.