07 agosto 2010

Dicas pra criar um bom deskmod

http://3.bp.blogspot.com/_LT6IL95Iwxc/TPpKpNrFsYI/AAAAAAAACpw/2fIPG_NE7Zk/s1600/baaner.png
Aí vão minhas humildes dicas aos leitores interessados no assunto a ter um resultado no mínimo agradável nas suas modificações. ^^
Vou logo avisando: não precisa seguir o que vou dizer à risca, ou considerar como um padrão estético; como o título diz, são só dicas. Outra coisa: não é um tutorial do tipo "como fazer" e sim "o que fazer", desculpem. Vou ser bem objetivo, por isso, os leigos podem não entender algumas coisas. (se vc não entender, não me xingue e procure aprender. E sim, eu sou muito chato quando tento ensinar algo. xD)

Pra começar, vamos entender uma coisa: Deskmod é uma arte visual... depende de gostos visuais, tendências, assim como o design. (aliás, vários pontos se assemelham ao design)

1. Escolha as cores
Isso é fundamental, você tem que criar uma noção de cores semelhantes, mas não usar só cores semelhantes. Use a abuse do contraste entre as cores. Quanto maior o contraste, mais agressivo, no sentido visual, será seu deskmod. Quanto menor, a sensação será de um amiente mais calmo na sua área de trabalho. Mas nunca exagere!

2. Não use ícones muito diferentes
Como assim muito diferentes? Estou dizendo pra você não usar "tipos" de ícones diferentes. Por exemplo: usar ícones como os Minimal Black no desktop e ícones como os PixeloPhilia na janela da pasta. Isso não é muito legal. Procure harmonizar todos os ícones que o resultado sai muito mais agradável.

3. Exponha só o que você quer expor
Simplesmente. Esconda tudo o que você não acha necessário (ícones, menus, toolbars...). Organize os elementos de uma forma que facilite a "leitura" do deskmod, sem poluir a visão. Saiba: quanto menor a resolução da tela, menos coisas vão caber. O negócio está em você organizar o ambiente de forma que não interfira mal na concepção final. Em outras palavras: não polua o desktop, enchendo de bagulhada!

4. Use wallpapers objetivos
O wallpaper define muita coisa no deskmod. É um dos elementos mais importantes! E eu não posso dizer que tipo de wall você deve usar. Mas a dica é: jamais use wallpapers muito detalhados, que tirem o foco dos outros elementos! O ideal é usar um wall que defina a "personalidade" do deskmod. Preciso dizer que isso se realciona ao item 1?

5. Seja original
Repetindo, o deskmod é como design... sempre vão existir tendências, que vão mudando. E como no design, você não pode se basear totalmente nessas tendências, pois:
♦ Você será apenas mais um a ser a adepto desse estilo;
♦ Sem estilo próprio, seu trabalho não será reconhecido;
♦ Esse estilo logo cairá no esquecimento.
Então seja original e crie seu próprio estilo! Claro, todo artista tem influências de outros artistas e outros estilos, e o estilo próprio só vai aparecer com o tempo. :)

6. Capriche nos detalhes
Afinal, tudo é detalhe e a arte como um todo é a junção dos detalhes. Jogando pro lado do deskmod, os detalhes estão nos pequenos ícones, na fonte que você usa, nas sombras sob janelas e menus, nos nomes dos arquivos das pastas... Deve estar tudo impecável!

7. Jogue com o leitor/público
Esse aqui é opcional. Como no design, de novo, você tem que ter um olhar crítico sobre si mesmo e se perguntar: o que faria as pessoas gostarem do meu deskmod? Não importa se você vai descobrir ou não, só se sinta como uma pessoa que irá ver seu deskmod pronto. E não seja indeciso!

8. Fazer seus próprios recursos
Esse também é opcional. (não que os outros sejam origatórios) Voltando ao assunto do item 5, pense: Você usou uma skin pra algum programa que foi feita ou modificada por você... Isso te dá muito estilo próprio. Agora imagina... todos os recursos que você usou foram feitos por você! (Vs, wall, dock, skins, etc) Mas ninguém gostou muito. Aí é que tá. Você pode criar o que quiser e usar como quiser... desde que isso te agrade e provavelente agrade os outros. Em outras palavras: Seus próprios recursos devem ser realmente bons se quiser que alguém goste. 

9. Lembre-se: menos é mais!
Esse velho paradigma que surgiu com a renovação estética, por volta dos anos 60, que hoje é usado como tema da sustentabilidade, minimalismo e... adivinha? Design gráfico! Essa frase resume alguns dos itens anteriores e usei ela só pra relembrar mesmo. Use só o necessário, não exagere. No fim, seu deskmod deve ser uma harmonia entre todos os elementos, onde será facilmente percebido se houver alguma coisa fora do "contexto".

"Mas caramba, leo... Eu tenho que saber tudo isso pra fazer um deskmod legal? Não é exagero?"

Talvez, amigo. Depende se você leva a personalização do pc só por hobbie ou como um "hobbie sério" rs.
No deviantART, por exemplo, como o nível é um pouco alto, se alguém quer se destacar tem que ser bom. E essas dicas seriam bem úteis. ^^
Repetindo, não precisa seguir isso tudo à risca, deixe outros pensamentos e outras influências entrarem, aí você cria suas próprias regras! ;)
--
Enfim, foi um post longo, trabalhoso pra mim, inútil pra muita gente, mas espero que isso ajude a quem se interessou. :) Descobri que deskmod é realmente muito parecido com design... principalmente falando dos elementos, cores e tal.
Essas dicas valem pra qualquer resolução, SO, máquina, enfim. Por isso que fui meio vago em alguns pontos. Ah, como alguns devem ter percebido, as imagens que usei como exemplo são todas de deskmods meus. =D

Como sempre, quem quiser perguntar, elogiar, criticar... leave me a comment! ^^
Obrigado pela atenção! Fui! :)

10 comentários

Bruno Guzela disse...

Ótimas dicas ;D

Rodrigo disse...

"E sim, eu sou muito chato quando tento ensinar algo. xD"
ahuauahuah

Qe nada, man, ficou ótimo esse post. Vc explicou direitinho e as imagens ficaram muito agradáveis. ;D

!leo alves disse...

@Rodrigo Po, que é isso... Valeu Rodrigão! ^^

Ei, não sei se o Rafa já te disse... Aquele material que a gente tava preparando pro CF foi cancelado. ;(

o/

DMNeto disse...

amei, ótimas dicas
e adorei as imagens *-* parabéns!

!leo alves disse...

@DMNeto valeu mesmo, cara! =D

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта alphaart.blogspot.com

Anônimo disse...

Mas como é que cria um deskmod? Que programa que usa, ou oque tenho que fazer pra criar um deskmod?

Juan Marx disse...

CARACA MEU!! EU NEM VI DIREITO OQUE VOCÊ DISSE NÃO, O LAYOUT TÁ PERFEITO, EU NEM PERCEBI QUE ERA UM BLOG O.o ME DIZ UMA COISA, COMO EU FAÇO PRA COLAR AS BORDAS DA PAGINA NAS LATERAIS?

Leo Alves disse...

Anônimo...
Dependendo do seu sistema, você deve inicialmente habilitar o uso de temas de terceiros. Pra isso, baixe o "UXTheme Multi-Patcher", ele vai habilitar seu Windows a aplicar temas diferentes. A título de informação valiosa, os "temas" são popularmente conhecidos no mundo da customização como "Visual Styles" e há uma maior variedade deles para Windows XP e Windows 7.
Feito isso, vc deve instalar o VS (visual style) na pasta C:\Windows\Resources\Themes (procure tutoriais se tiver dúvida) e usá-lo.
Use um wallpaper que combine com o tema, nada exagerado, limpe a área de trabalho e já podemos dizer que você tem um deskmod!

Quanto a programas, isso é uma questão muito pessoal; eu mesmo evito usar programas para alterar a aparência e eu recomendo que você, iniciando suas customizaçoes, não apele pra eles, pq algo pode dar errado. Comece devagarinho, pesquise muito, va se habituando...
Um site que é uma verdadeira fonte de recursos pra customização é o "deviantART". Por exemplo: Visual styles pra Windows 7 -> http://browse.deviantart.com/customization/skins/windows7/visualstyle/?order=9

De qq maneira, o que eu disse aqui não é tudo. Até pq não acho conveniente criar um passo a passo aqui. Como eu disse, pesquise, vá atrás. Infelizmente os blogs/sites nacionais que tratam disso são ruins e a maioria dos que eram bons estão desativados... De modo prático, vc pode fazer um tour pelos meus deskmods postados aqui pra ter uma noçao do q é necessário segue o link: http://alphaart.blogspot.com.br/search/label/Deskmod (ou lá embaixo, clique na tag "Deskmod")

Qualquer dúvida, entre em contato. Deskmodding é um universo! xD

Leo Alves disse...

Juan,
Dependendo da estrutura do seu site/blog, é bem simples:
É só você simplesmente não estabelecer largura(width) para os elementos internos que você quer que se redimensionem, tipo a div "main", que são as postagens. Assim, elas ocupam o espaço máximo.
Além disso, é muito importante duas coisas:
A div mais externa e que comporta todas as outras (geralmente, nos temas pra blogger, ela se chama "outer" ou "outer-wrap", algo parecido) deve ter os atributos "min-width" -> a menor largura desejada, em pixels; e "max-width" -> a largura máxima em pixels. Assim, seu blog será relativamente flexível.
A outra coisa importante é estabelacer que o que fica do lado esquerdo tenha o atributo "float:left;" e as divs que você quer que fiquem "coladas" ba borda direita, "float:right".

Estou me referindo à linguagem CSS esperando que você entenda, pois desse modo, a explicação é rápida, porque o método é simples, agora a prática...
Vai ser uma pena se eu não tiver sido claro, porque a explicação em teoria seria enoorrme. Eu apanhei bastante pra desenvolver esse layout. rs

Anyway, muito obrigado! Fico feliz por você ter gostado tanto do layout! Se quiser, entre em contato pra a gente conversar sobre o que vc tá querendo fazer. ;)

Postar um comentário

Critique, elogie, pergunte, recite um poema... enfim! O espaço abaixo é todo seu!

Seja coerente com o assunto global da postagem ou do blog. Não faça comentários de má fé ou propaganda de algo que não tem relação alguma com a postagem. Para assuntos outros, entre em contato com o autor através dos links disponíveis.
Os comentários são sujeitos a moderação.